Subscribe:

3 de maio de 2011

Comentário à Review feita ao Festival A Colheita, por Miguel de Aguiar



Quem ainda não teve a oportunidade de ler, pode fazê-lo clicando no seguinte link:



Beatriz Reis:
Antes de mais, quero agradecer ao Miguel pela review. Após três edições do festival A Colheita, já era tempo de receber uma crítica formal (se é que se deve chamar assim) e de um ponto de vista diferente daquele que não é o dos amigos ou do próprio pessoal da organização. Como devem perceber (e como se pode ver na review), certos pormenores passam-nos ao lado. Outros simplesmente são metas que nós ainda não conseguimos atingir. Mas estamos a trabalhar por isso.

Eu (e toda a organização do festival) reconhecemos as criticas feitas ao mesmo, se bem que algumas acho que merecem explicação. E é isso que vou tentar fazer, em meu nome mesmo, de modo a tentar esclarecer alguns assuntos que possam ter ficado por dizer a algumas pessoas, nomeadamente ao próprio Miguel!
Quanto ao local, bem... Tem todas as condições necessárias. Tem uma boa cozinha e bem equipada, é apresentável, está bem localizado (perto do centro de Angra), tem um bom palco e é conhecido por parte do público! Nesse sentido, só posso agradecer à Junta de Freguesia de São Bento por nos disponibilizarem o espaço pela terceira vez, mesmo após todos os estragos durante o ocorrer das várias edições do festival. No entanto, como menciona o Miguel, a acústica do recinto não é tão boa como devia, é um recinto bastante grande e até posso acrescentar, por experiência própria, dá muito trabalho para limpar! Brincadeiras à parte, foi apenas a Junta de freguesia de São Bento, após várias tentativas e que vários pedidos a outros recintos e locais, que nos apoiou neste projecto. Como todos sabem, para eventos como este, não chove nenhum tipo de apoio.
Queria só deixar aqui um parágrafo e dar os parabéns ao nosso público. Embora como mencionou o Miguel, mesmo que seja cada vez mais procurado, está a existir uma maior interacção entre as bandas e o público. Digo isto porquê? Nas edições passadas, como puderam ver (os que estiveram presentes), o número de pessoas que estiveram lá a frente a ver e a apoiar as bandas era menor, em relação a esta última edição. As pessoas já não vão só ver as bandas dos amigos. Vão ouvir música, vão apoiar as bandas regionais, vão participar e apostar naquilo que é bom e é nosso! Sempre ouvi dizer que "antes pouco e bons do que muitos e maus". E eu acredito que, com tempo, possamos dizer que somos muitos e bons.
Continuando. Relativamente ao som: o grande (e o maior, na minha opinião) problema da nossa terra, devido não só à falta de qualidade existente, mas também ao preço exorbitante que é feito a eventos pobres como é A Colheita, reflexo da falta de concorrência. Porque é um facto: não há dinheiro para pagar a bandas, como podemos ter dinheiro para pagar melhor som?! Acho que fui bastante explícita neste parágrafo.
Quanto às bandas, não tenho grande coisa a dizer. Foi a mera opinião do Miguel. Concordando ou não, apenas vou falar do que sei. Nomeadamente, da Banda da Colheita. Foi uma ideia nova da organização; uma banda de covers que o pessoal conheça bem e que se sinta à vontade de ouvir. Desta vez foi Pantera, Metallica, Rammstein, Sepultura, etc... para próxima serão outras diferentes! Acho que o conceito da Banda da Colheita não foi bem compreendido pelo pessoal. Acho que não se deve pensar no line-up das bandas apenas pelo tempo em que estiveram activos, (um óptimo exemplo é o Kit, que na segunda edição dos festival actuou na Sexta-Feira). Exemplos à parte (e aproveitando para mandar um beijinho ao Kit) , espero que fique bem claro que o propósito da Banda da Colheita era mesmo o divertimento e o à vontade, da parte não só dos músicos, mas também do público. Embora se estivessem a todos a divertir, nunca pararam de tocar por motivos que não fossem senão técnicos, como aconteceu e como mencionou o Miguel muito bem.
Fico contente pela crítica constructiva feita pelo Miguel. Agradeço os elogios e as críticas. Vamos considera-las e tentar fazer melhor numa próxima vez. Espero que se tenham colocado alguns "pontos nos is" e que algumas dúvidas tenham sido explicadas. Para uma eventual próxima Colheita, aguardo uma nova review.
Muito obrigada a todos!

2 comentários:

Empty man disse...

Estás de parabéns Beatriz!

Não é qualquer pessoa que tem a maturidade de receber uma crítica ( embora construtiva ) e tão humildemente, aceitar-la. Acho que todos reconhecem o teu esforço e de todos os que contribuem para o evento. Força e continua. :)

Beatriz Reis disse...

Obrigada Claudio! =)

Enviar um comentário